

Acetic acidum
Ácido acético: C4H3O3
Angústia permanente, queixa-se sem parar, imaginando todos os tipos de problemas, certo de que algo ruim vai acontecer. Medo de que se aproximem. Evolui para uma grande confusão de pensamento, ao ponto de não reconhecer mais os próximos. Parece não conhecer o seu filho. Busca alegria que não encontra, preocupa-se com fatos inexistentes, lamenta-se, fraco e mal-humorado.
Grande remédio para o Diabetes, tanto insipidum quanto mellitus. Herrorragias por todos os orificios e mucosas do corpo, hidropisia com sede, perde peso embora coma muito. Urina bem abundante.
Indivíduos pálidos, porém, cheios de calor e ardências. Grande prostração, útil em choques hemorrágicos, no pós operatório debilitante.
Útil na constipação quando ela é hemorrágica.
Uma bochecha pálida e a outra vermelha. Difteria laríngea. Cefaléia por abuso de café, álcool ou tabaco com distensão das artérias temporais. Mucosa oral branca.
Sede inextinguível com sensibilidade do estômago levando a vômitos de sangue ou espumosos. Porém ausência de sede na febre. Aversão a salgados.