

Actaea racemosa ou Cimicifuga
Um remédio dito pequeno, com uma cara de grande, usado principalmente em pessoas com personalidade histérica. O nervosismo e a menstruação desencadeiam uma crise de espasmos musculares, convulsões e neuralgias. Encontramos nos livros que é remédio para mulheres. De acordo, afeta profundamente os genitais femininos, mas francamente, nos tempos atuais as crises histericas do gênero da Cimicifuga aparece nos dois sexos em frequência semelhante. O humor é alternante. É desconfiado, desanimado. Nas crises apresenta abulia, falta ao império da vontade. Tem medo de tudo, mas principalmente de ficar louco. Tem uma desconfiança injustificável. Desconfia dos remédios que lhe são prescritos. Medo dentro de um carro de ter um acidente e não ter tempo de sair do carro. Sente que uma desgraça é iminente. Apresenta também uma loquacidade incessante: fala sem parar mudando constantemente de tema. Tem duas ilusões muito peculiares: de que está trancado em uma jaula de arame de que uma nuvem estivesse sobre sua cabeça e isto lhe pesa como chumbo. Sente como se os objetos estivessem cobertos com um véu mortuário. Passa da alegria exuberante à tristeza com lágrimas.
Tem transtornos por fracasso nos negócios com aversão aos mesmos. O estado mental só melhora quando um sofrimento físico se instala, como por exemplo uma forte dor de cabeça. Esta alternância entre sintomas físicos e mentais é bem característica.
Nostálgico, tem a sensação de estar longe de casa e que deve voltar para ela. Desejo de viajar e de vagabundear. Alucinações: vê ratos, camundongos, demônios.
Sensação como se a coluna fosse muito curta. A dor alivia jogando a cabeça para tras e agrava inclinando a mesma para a frente. Sensação de que o sangue corre para a cabeça, o cérebro parece grande demais para o crânio. O topo da cabeça parece que vai se soltar, como ondas na cabeça. Como se o vortex estivesse aberto e deixasse o frio entrar. A cefaleia é gradativa, com a sensação de pressão para fora ou para cima, como se a calota fosse estalar, ou nos olhos com neuragia ciliar ou descendo da nucva até a coluna vertebral. Enquanto todas as dores se agravam pelo frio a cefaléia melhora ao ar livre e fresco. Seu semblante reflete a estupidez. Cefaleia diariamente à mesma hora.
Quando vai para a cama tem estremecimentos nas partes nas quais se apoia. O que o faz mudar de posição.
Há forte influência sobre o organismo feminino com manifestações de caráter histérico como sensação nervosa de frio sem frialdade objetiva. Dores na região uterina que se deslocam rapidamente de um lado para o outro. As menstruações são irregulares, raramente copiosas, com frequências escassas. Menorragia com violenta dor na espádua que desce aos MMII passando pelas cadeiras com intensa pressão para baixo. Na grevidez cessam os outros sintomas e sobrevêm as náuseas. O parto pode apresentar no início do trabalho fenômenos histéricos, depois acalma e a histeria volta quando o trabalho está no seu apogeu. Grita com as contrações. E entorpece. É preciso massageá-la. No climatério tem dores submamárias persistentes do lado esquerdo. Cimicifuga agrava no período menstrual e no climatério.
Sensação de aumento dos globos oculares e como se pressionados para fora. Agulhas parecem correr para o interior do globo ocular. Esquerdo, através da córnea. O movimento dos olhos causa a sensação de abertura e fechamento da cabeça e cãimbras nos músculos do pescoço.
Reumatismo articular: Torcicolo que flexiona a cabeça para trás. Não pode rodar a cabeça. Reumatismo que ataca preferencialmente o ventre do músculo. Dor dorsolombar e irritação medular reflexas a transtornos uterinos. Todos os reumatismos ligados a afecções uterinasrespondem à Actea racemosa. Doress tensivas e tracionantes a nível de apófises espinhosas de C1, C2 e C3 pela manhã, ao dobrar o pescoço para a frente. O braço esquerdo parece estar colado a lateral do corpo. Útil na Artrite reumatóide quando as dores, especialmente de origem uterina, pioram à noite e pela umidade.
Dores torácicas lancinantes na extensão das falsas costela piorados pelo movimento. Coceira na laringe com tosse seca que piora por falar. Dores pungentes precordiais que impedem a respiração, seguidas de palpitações., que se propagam aos braços que parecem adormecidos. Dor como se alguém colocasse o punho sobre o esterno e o pressionasse até a coluna, com formigamento posterir da garganta que pode se extender pelos ombros e chegar até as mãos. Os dedos tremem quando escreve.
O rosto tem coloração branco acinzentada, palidez mortal. Calorões na face que necessitam de ar livre. Fissuras e securas dos lábios. Língua trêmula e com máu hálito.